Texto publicado por participantes do Acampamento Internacional de Observadores – A função dos meios de comunicação no Brasil

A função dos grandes meios de comunicação no Brasil

Jardel Santana e Wagner Santos
Estudantes de Psicologia da UCB, participantes do Acampamento Internacional de Observadores dos Guarani-Kaiowá
Adital

Deveria ser obrigação de todos/as questionar a respeito da função dos grandes meios de comunicação no Brasil. A quem estão servindo?

Essa provocação parte de um fato ocorrido no Brasil. Entre os dias 22 de dezembro e 05 de janeiro ocorreu em Mato Grosso do Sul, no município de Jutí, o Acampamento Internacional de Observadores dos Guarani-Kaiowá. E no dia 06 de janeiro teve início a Expedição ao território Kaiowá-Guarani “Cacique Marcos Verón” – TekohaNhe’eAyvuArandu, a qual tem como objetivo produzir relatórios e vídeos, que documentem a expedição realizada às terras com mais vulnerabilidade de conflitos, mortes e perseguição, e onde a demora pela demarcação é sentida com mais violência.No acampamento estiveram presentes, ao todo, 30 pessoas, uma dessas de Portugal. A previsão de participantes na expedição é de 20 pessoas.

Os Guarani-Kaiowá, há muito tempo, vêm sofrendo ameaças. Em menos de 10 anos (2003–2010) 252 indígenas foram assassinados somente em Mato Grosso do Sul, em todo o Brasil foram 453 assassinatos (conforme dados do Centro Indigenista Missionário – CIMI).

Lendo este texto até aqui, você deve estar se perguntando, o que tais informações têm a ver com a provocação inicial, a respeito da função dos grandes meios de comunicação. Tem tudo a ver!

A grande mídia brasileira se cala diante desse genocídio (conforme a Lei de n° 2889/56 – art. 1º Genocídio é: Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal: a – matar membros do grupo; b – causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo; c – submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial; d – adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e – efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo), portanto o termo se aplica muito bem à situação vivida por aquele povo.

Durante o acampamento, houve ameaça de morte contra algumas lideranças, o que é recorrente na região. Tal fato foi noticiado em alguns países da Europa (Espanha, França e Portugal), chegando inclusive a ser notícia em um dos periódicos mais lidos da Espanha (El País), enquanto no Brasil, não fossem as mídias alternativas, nada teria sido noticiado. E no dia 07 de janeiro (segunda-feira), foi publicado no blog do Comitê Internacional de Solidariedade Guarani-Kaiowá (https://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/) a notícia de um incêndio suspeito em território indígena Guarani-Kaiowá.

Os grandes meios de comunicação do Brasil faz com que vivamos em uma sociedade do espetáculo, onde, aparentemente, tudo está bom, enquanto milhares de homens, mulheres e crianças estão sendo exterminados/as, devido à cobiça do agronegócio.

Voltando à provocação inicial, a função dos grandes meios de comunicação do Brasil, aparentemente está a serviço não da grande maioria da população brasileira, mas sim de uma pequena elite, a qual pretende deter o poder a qualquer custo; dizimando, inclusive, vidas inocentes.

Cada um/a de nós brasileiros/as somos responsáveis pelo extermínio que vem sofrendo, não apenas o povo Guarani-Kaiowá, mas todos os povos indígenas do Brasil. E é nossa obrigação exigir que a mídia divulgue o que vem ocorrendo com estes povos, assim como ocorreu em meados de setembro do ano passado, quando a mídia pressionada pela repercussão nas redes sociais da situação dos Guarani-Kaiowá, se viu obrigada a noticiar o que estava acontecendo. Aquele momento de pressão via redes sociais passou e o povo Guarani-Kaiowá continua sofrendo da mesma maneira, e a grande mídia nada noticia.

[Texto publicado, originalmente em: http://www.miraculoso.com.br/brasil/351-a-funcao-dos-grandes-meios-de-comunicacao-no-brasil%5D.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s